O COMEÇO

O Saca-Rolhas Teatro & Cia surgiu, em 1999, da necessidade de profissionalizar a presença dos artistas cênicos no mercado de trabalho teatral em Santa Maria. Fundado por Jader Guterres, na época ainda estudante de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria, o Saca-Rolhas Teatro & Cia se fundamentou com a adesão de Denise Copetti, Luciano Gabbi e Camila Borges para suprir a demanda do mercado e começar a trilhar sua história no cenário cultural da cidade.

Com o passar do tempo, a empresa se consolidou no mercado, sendo admirada por clientes e colegas e tornando-se referência em teatro e prestação de serviços artísticos na região central do estado. Recentemente, Renata Quartiero e Régis D’Ávila passaram a integrar o grupo.

O trabalho da companhia consiste em criar, encenar e contar histórias, a fim de entreter e levar alegria aos espectadores. Está preparado? Então, sente-se, acomode-se na cadeira e leia a história do Saca-Rolhas Teatro & Cia.


HÁ MUITOS E MUITOS ANOS...

Tudo começou no ano de 1998, período marcado por fatos memoráveis!

Nesse ano, o povo brasileiro confiava as rédeas do país verde e amarelo ao então presidente Fernando Henrique Cardoso, enquanto seu mais famoso colega de profissão, o presidente americano Bill Clinton, tropeçava em uma estagiária de 22 anos que tinha o estranho hábito de guardar vestidos “usados” sem lavar. Coincidência ou não, nesse ano inventaram o Viagra e a Xuxa virou mãe. Foi em 1998 que, pela primeira vez, o Prêmio Nobel de Literatura era dado a um escritor que expressava seus pensamentos usando a língua portuguesa, Titanic fez um sucesso tremendo nos cinemas e Jader Guterres - moreno de estatura abaixo da média, de sorriso aberto e carregando alguns quilos extras no caso de falta de recur sos naturais - fez, também pela primeira vez, um trabalho artístico remunerado.

Enquanto o Brasil perdia a Copa do Mundo para a França em uma partida no mínimo estranha, com direito à febre, convulsões e polêmicas – o ano trocava seus dígitos aos sons e cores dos fogos de artifício da charmosa Copacabana pela TV Globo. Chegava 1999, carregando o medo do fim do mundo e do Bug do Milênio, que prometia acabar com os sistemas informatizados, retrocedendo os computadores ao ano de 1900! Quanto drama! Um viva aos hipocondríacos!


Mas, no fim, deu tudo certo. Os dramalhões viveram seus momentos e Jader, agora com mais experiência artística, sentia a necessidade de construir uma parceria, para dar conta da demanda de serviços cênicos que estava surgindo.

Nesse momento, entra na história Denise Copetti, menina do interior da cidade de Alegria, com cabelos longos e sorriso franco e que trazia consigo uma mistura de ansiedade e incerteza quando chegou para morar na Casa do Estudante, no Campus da Universidade. Denise e Jader não demoraram muito para constituir uma rede de contatos comerciais, que envolvia a procura extra-curricular de atividades cênicas em troca da mais que merecida RE-MU-NE-RA-ÇÃO! As coisas começaram a dar certo, trabalhos começaram a surgir, e logo a dupla virou trio. Luciano Gabbi, loiro de olhos claros e cabelos cacheados, estatura mediana, com uma marca de nascença característica no lado direito do pescoço, foi convidado a participar, como terceiro integrante, dos projetos em andamento. Luciano não demorou muito para injetar uma dose de alegria e consolidar o sonho do grupo de trabalhar com prazer e diversão.

A atriz americana Katharine Hepburn também compartilhava desse sonho e dizia “Nunca deixo de ter em mente que o simples fato de existir já é divertido”. Em 30 de junho de 2003, essa atriz recebeu uma homenagem póstuma do então presidente americano, George W. Bush, pela sua brilhante carreira no cinema americano. Nesse mesmo dia, era oficializada, em Santa Maria, a parceria do trio sob o nome oficial de Saca-Rolhas Teatro & Cia.



Jader, Denise e Luciano viraram empresários, e logo mais colegas profissionais se identificaram com a ideologia e com os objetivos do Saca-Rolhas, passando, então, a integrar o grupo. É o caso de Camila Borges, produtora artística, atriz e professora de teatro profissional que, em janeiro de 2007 - mesmo mês em que o Correio Real da Inglaterra lançou o selo dos Beatles –, passou a integrar a equipe de artistas do Saca-Rolhas. Dois mil e sete também foi histórico para Oscar Niemeyer, que completou 100 anos dizendo “Cem anos é uma bobagem. Depois dos 70, a gente começa a se despedir dos amigos. O que vale é a vida inteira, cada minuto também, e acho que passei bem por ela”.


Já para o Saca-Rolhas, sua história ainda começava quando, no dia 30 de outubro de 2008, sua primeira marca foi aprovada. Com tipografia própria e grande teor gestual, essa marca acompanhou o grupo até o desenvolvimento deste website.

“Quando uma forma cria beleza, tem na beleza sua própria justificativa”

disse Niemeyer e, com esse pensamento, recentemente foi oficializada esta segunda versão

Nos anos seguintes à sua criação, o grupo se consolidou, por meio de muito empenho, para levar arte, alegria e sentimentos até seu público. Em 2010, enquanto a primeira mulher a assumir a liderança do Brasil era eleita, Renata Quartiero, loira “gringa” de olhos verdes, sorriso largo e especialista em recreação infantil, entrava para o Saca-Rolhas, oferecendo ainda mais variedade de serviços, qualidade e simpatia.

O último profissional a integrar o grupo até então foi Régis D'Ávila, que gostou da mudança na presidência do país não só pela política, mas também pela igualdade no direito de governar. Com formação em Direção Teatral pela UFSM, Régis é um compenetrado artista da iluminação, e sua chegada agregou ainda mais qualidade e profissionalismo ao grupo.

Assim, o Saca-Rolhas Teatro & Cia vem escrevendo sua história ao participar, ativamente, do cenário cultural de Santa Maria e região com dezenas de projetos e eventos já realizados e muitos ainda por vir. Diversos projetos se destacam em sua trajetória, como a participação nos projetos Escolinha da Gabi I, II e III e as peças teatrais infantis "Uma Viagem ao País da Gramática", "Invenções" e "As Aventuras do Soldadinho de Chumbo". Igualmente importantes foram o projeto "Crescendo com Arte-SESI", em Porto Alegre, e as participações fora do estado, onde o grupo realizou projetos para a Volkswagen do Brasil S.A. em Francisco Beltrão/PR e Campo Grande/MT, na campanha de incentivos "Alta Performance - Desafio Olímpico".

Com o passar dos anos, o Saca-Rolhas Teatro & Cia cresce, desenvolve-se e organiza a tarefa de proporcionar teatro e serviços artísticos de qualidade para o seu público de maneira digna, buscando sempre UM FINAL FELIZ!

O Saca-Rolhas Teatro & Cia atua no mercado cultural estadual com artes cênicas, cinema, vídeo e publicidade. É uma empresa composta por atores, diretores e iluminadores profissionais que presta serviços em diversos tipos de eventos, oficinas e ações de marketing. Entre em contato pelo email contato@teatrosacarolhas.com.br para tirar suas dúvidas

website powered by yellowbean